4 maneiras de mudar a casa no final de semana


Por: Design da Vila


Você não precisa mudar completamente um cômodo para reinventá-lo.

Quatro maneiras inteligentes de utilizar uma final de semana chuvoso para fazer grandes mudanças na sua casa!

Escala

Problema: Você possui uma sala ou quarto pequeno que estão cheios de mobiliários e objetos também pequenos tornando a sensação de se estar em um local apertado.

A fazer: Peças maiores – mas em menor quantidade - mobília e objetos marcantes podem fazer a diferença e tornar um espaço menor muito mais exuberante do que quando ele está cheio de pequenas coisas. Avalie o ambiente e separe os objetos funcionais dos meramente decorativos e elimine o excesso. Reorganize o mobiliário maior e relaxe. No começo a sensação poderá ser de vazio, mas se em 48 horas o ambiente parecer maior e mais habitável doe os itens sobressalentes.

Curadoria

Problema: Sua estante de livros está cheia dos seus achados prediletos, mas a cara de bagunça e desorganização te dá dor de cabeça assim que você entra no ambiente.

A fazer: Tire tudo da estante. Sim. Tudo. Em uma mesa grande ou mesmo no chão separe todos os itens em coleções específicas como, por exemplo, livros, velas, quadros, potes lembranças de viagens e etc. Algumas vezes o simples ato de separar os diversos tipos de objetos em diferentes categorias nos ajuda a perceber o que nós precisamos e queremos manter e o que devemos nos livrar ou encontrar outro uso (canetas perdidas, caixas de fósforos e outros tipos de bagunça aleatória podem finalmente ser eliminados).

Antes de montar novamente a sua coleção, respire e reavalie a própria estante. Ela está em um local adequado? Posso fazer algo para renová-la? Uma opção, por exemplo, é pintar ou revista a parte interna com um papel de parede.

Joio do trigo

Problema: Seu home e sua sala de estar te dão a sensação de estarem pesados e escuros e você anseia por alguma divisão e ordem.

A Fazer: Às vezes você não precisa mexer no mobiliário, mas sim nos tapetes. Essas peças que muitas vezes são jogadas para a segunda divisão, podem mudar o humor de um ambiente quase que instantaneamente e ajudar a separar áreas com finalidades distintas em um mesmo ambiente. Por exemplo, uma boa dica é variar o tapete conforme a estação, deixando os materiais mais pesados e quentes para a estação mais fria do ano e os mais leves e descontraídos para a primavera e o verão. Já para dividir ambientes, defina tapetes diferentes para cada um deles. Por exemplo, você pode ter um tapete para a sua sala de estar e outro menor para a sua sala de jantar, home ou qualquer outra área adjacente.

Natureza dentro de casa

Problema: Sua casa tem pouco sol e parece fria e sem alma.

A Fazer: Peça a ajuda da natureza para tornara casa mais calorosa e aconchegante. Dê preferencia para as cores, branca, preta, nude, cinza e beges. Em segundo lugar, troque todas as suas lâmpadas brancas por lâmpadas amarelas (luz quente) que reproduzem melhor a cor do sol. Traga a natureza para dentro! Arranjos florais e plantas que não precisem de muita luz alegram o ambiente e nos fazem sentir mais confortáveis. Finalmente, aposte nos aromas! Sprays de ambiente ou velas aromatizadas são excelentes opções para agradar o quinto sentido e dar vida a sua casa.