Decorando com Almofadas


Por: Design da Vila


Quer dar uma incrementada no visual da sua sala?

Uma maneira simples e fácil de fazer isso é apostando nas almofadas!

Para escolher o tipo certo composição para você, primeiro leve em consideração seu estilo de decorar.

Para um ar moderninho, prefira um número ímpar como, por exemplo, três ou cinco almofadas, ao invés dos pares tradicionais. Lembre-se sempre de que menos é mais, algumas almofadas maiores deixam o visual muito mais balanceado do que várias almofadas pequenas. Almofadas quadradas devem ter de 45 a 60 cm. Usar quebra-rins pode também ajudar a realçar a composição. Quanto às cores, uma paleta limitada e grandes estampas geométricas em linho ou algodão funcionam muito bem em ambientes modernos, mas se você ama muitas cores, uma dica que funciona sempre é escolher almofadas com os mesmos tons de uma obra de arte do ambiente como, por exemplo, uma tela ou quadro.

Para um look mais tradicional, opte por duas ou quatro almofadas de cada lado do sofá. Este tipo de arranjo transmite um senso de simetria e ordem ao ambiente. O tamanho certo irá depender muito do tamanho do sofá, porém almofadas médias caem muito bem com a atmosfera tradicional.

Para esses ambientes mais tradicionais, tecidos como seda e veludo são excelentes escolhas. E, para adicionar mais charme à composição por que não misturar alguns tecidos e estampas?

Já se o seu estilo é mais eclético, uma solução interessante é também utilizar um número ímpar de almofadas; três ou cinco já criam uma assimetria agradável sem poluir o visual.

Para dar aquela impressão de casualidade à arrumação você pode combinar duas almofadas em um dos cantos do sofá e a terceira no lado oposto. Uma dica importante é utilizar sempre almofadas de um mesmo tamanho para criar união em um conjunto diversificado, aqui almofadas com 45 a 60 cm são ideais. A mistura de estampas e tecidos também cai muito bem, mas lembre-se que elas devem ter ao menos uma cor em comum para que se crie uma harmonia na composição.

Gostou?

Use as dicas para o seu estilo e deixe seu lado criativo fluir!